Como os perfumes influenciam a imagem pessoal
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Em um cenário em que a tecnologia avança rapidamente e o mundo se torna cada vez mais globalizado, o marketing sensorial tem o eu lugar, em um mercado tão competitivo, ter uma vantagem como essa vai discernir quem é lembrado ou quem vai ser esquecido. Hoje, está cada vez mais comum encontrar uma variedade de produtos com funcionalidades e qualidades semelhantes.
Nesse ambiente acirrado, as marcas buscam se destacar investindo em embalagens e propagandas. Aquelas que obtêm os melhores resultados são as que transmitem os sentimentos do seu público. Ao estimular os cinco sentidos – visão, audição, olfato, paladar e tato – as empresas buscam criar laços emocionais com os clientes, e com esse vinculo até eternizar a preferencia dos mesmo.
Esse é o universo do marketing sensorial, ou simplesmente marketing para alguns. Essa técnica é altamente eficaz, uma vez que os cinco sentidos têm uma conexão direta com a parte do cérebro humano responsável por memórias e emoções.
Quando uma estratégia de publicidade utiliza uma estratégia que envolve mais de um dos cinco sentidos, os consumidores têm uma experiência mais rica e conseguem se conectar de forma mais profunda com o produto, um grande exemplo disso é o estigante cheiro e sabor do café.
O Que é Esse Tal de Marketing Sensorial?
Na hora de escolher um produto, todos nós buscamos algo que atenda às nossas necessidades. Mas, a decisão de compra vai além disso e muitas vezes é influenciada pelas sensações que o produto nos proporciona e em alguma das vezes essa sensações são imperceptíveis e até mesmo inconscientes.
É aí que entra o marketing sensorial, também chamado de branding sensorial. Essa abordagem utiliza estratégias diversas para comunicar a identidade de uma marca de maneira única.
Embora não seja uma novidade, o marketing sensorial tem sido usado há décadas para encantar e fidelizar clientes, hoje ela já se encontra presente no Brasil, e um bom exemplo a ser citado é o caso do pão de queijo, por mais que o pão de queijo tenha um aroma irresistível ele sabem que o café tem os seus fiéis adeptos e que ambos andam de mãos dadas.
Um bom exemplo na perfumaria é a loja Vila Romana, localizada em São Paulo. Essa loja é especializada em moda masculina e criou uma fragrância própria e única onde a mesma pode ser sentida em todo o ambiente da loja.
O cheiro é tão impactante que até da porta da loja você consegue sentir, a empresa também fornece a fragrância tanto na sua loja física quanto em seu site e tudo de forma personalidade. Esse tipo de marketing funciona praticamente como um perfume assinatura, que dependendo da experiência do seu cliente pode ser criada uma boa memória afetiva com a marca.
Pesquise e compreenda como diferentes estímulos sensoriais afetam o comportamento do consumidor. Isso pode orientar suas escolhas na criação de experiências mais eficazes. Integre vários elementos sensoriais para criar experiências multissensoriais. Isso pode ser especialmente eficaz em eventos, lojas físicas ou embalagens.
Resumindo, o marketing sensorial busca estimular os sentidos para criar experiências memoráveis. Marcas investem em técnicas que envolvem a audição, o olfato, o paladar, o tato e a visão, transformando seus produtos ou serviços em lembranças escondidas na mente do consumidor.
Certamente você já percebeu o impacto positivo do marketing sensorial na construção do reconhecimento de uma marca. Afinal, são nossos sentidos que conectam nosso mundo interno ao externo.
Aprendemos melhor por meio da experiência, e estímulos dedicados deixam lembranças positivas, criando potencial para fortalecer os laços entre consumidores e empresas. Mas como aplicar o marketing sensorial de maneira prática para conquistar clientes e gerar vendas? Aqui estão quatro passos para se destacar com essa estratégia. Vamos lá!
Por fim, busque envolver o sistema límbico do cérebro humano, responsável pelos sentimentos, por meio do olfato. Utilizar um perfume marcante em sua loja ou escritório, por exemplo, pode ser um diferencial que destaca sua marca da concorrência.
Anteriormente, citamos que o olfato humano está altamente conectado com as lembranças, com as emoções e com a nostalgia. Todos esses fatores são muito poderosos quando falamos de processo de compra e o cheiro certo pode influenciar um cliente a adquirir determinado produto.
O marketing sensorial olfativo consiste em aromatizar sua loja ou espaço comercial com uma fragrância agradável, com o intuito de melhorar a experiência dos seus clientes, aumentar as vendas, incentivar a lealdade dos consumidores e criar consciência de marca.
Para que esse objetivo seja atingido, é necessário escolher um perfume que agrade seu público-alvo e que combine com os valores da sua empresa e identidade visual, após essa combinação de fatores está estabelecida você vai ser destaque na memória dos seus clientes.
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